segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Novo, antigo e mesmo sentido!

Olá!
Hoje assisti ao filme "Sete anos no Tibet", eu já o havia assistido algumas vezes, mas percebi que tinha me esquecido de alguns detalhes e que outros nunca havia prestado atenção. Esse é o tipo de filme que devemos rever em vários momentos diferentes de nossa evolução... isso para quem tem evoluído. rs Brincadeiras á parte, se há alguém que nunca o assistiu, eu aconselho que o faça, vale a pena!!!
A coincidência é que estamos a uma semana do Natal, o que para mim teve um significado. Vou explicar: enquanto a maioria das pessoas pensam nas mudanças que vem com o ano novo, eu as associo ao Natal. É no natal que, para mim, tudo acontece. É onde faço minhas reflexões sobre minhas buscas espirituais e sobre o próprio significado do meu viver. Acho que isso não acontece só comigo...rs
O filme fala exatamente sobre as reflexões, busca e mudanças pessoais. A personagem nem sabe o que busca, apenas vive sua vida, mas ao caminhar, o próprio viver e todo o mistério de sua viagem pelo Tibet, o faz evoluir e encontrar um novo sentido para o que já era uma situação comum, viver! Dizem que o Tibet tem esse poder mágico de fazer com que as pessoas se encontrem com espiritualidade e com sua humanidade mais pura. "Tibet o teto do mundo".
Não importa o caminho que façamos, que religião temos ( cada um tem o seu próprio caminho), porém mais cedo ou mais tarde para os lentos...rs, a necessidade de mudar e de ir além do que é físico e material surgirá e dela não conseguiremos fugir. Ter hoje, a chance de ser melhor que ontem, é um privilégio que só nós humanos possuímos e o temos porque Deus, o Universo, as Energias ou tudo isso junto, nos criou dessa forma. E se por algum acaso, paramos no caminho de nossas vidas, seremos  cutucados, cada um terá a cutucada que merecer...rs dizem que virá pelo amor ou pela dor. Portanto, acoisa parece q tem a ver com merecimento e é assim que seremos motivados a crescer, a transcender! No entanto, existem pessoas que sempre optam por ignorar "o chamado" rs e estacionam como se a vida fosse estática.
A fé, o misticismo, o espiritualismo sempre fez parte de nossa "composição". Acredito que Deus não perderia seu tempo em elaborar máquinas tão bem estruturadas como nós, sem colocar por dentro algo mais valioso, a parte fundamental e mais importante, que é nossa alma. As vezes é ela que me parece ser minha espinha, o que me sustenta, por isso, costumo sentir o incomodo de que devo dedicar-me mais a ela que ao meu corpo físico. Que por sinal não é nada tão especial assim...rs
É um incomodo porque não é nada fácil conciliar, equilibrar, todos os prazeres que a vida nos oferece ao prazer que nossa alma terá, ou não, no dia em que formos acertar nossas contas com o Criador,  (será que é só vivido no futuro e experimentado conscientemente?).
Ao mesmo tempo que penso nisso tudo, reflito também (hoje último domingo antes do natal) que os shoppings estavam lotados, as árvores de natal, já tão enfeitadas, se enriquecem com os presentes que vão se acumulando aos seus pés. Claro que comigo não acontece diferente, adoro comprar presentes e também recebê-los...rs Porém sempre ouvi falar dos corações que ficam apertados nessa época, eu também sinto isso. Penso que esse aperto surge da nossa necessidade em refletir mais sobre o sentido desse momento e que também é preciso trocarmos nossas bagagens. Jogar fora a mochila que carrega nosso egoísmo, nossa vaidade, nosso orgulho, nossa covardia, etc etc e nos apropriarmos de uma nova bagagem cheia de amor, amizade, compaixão, bondade, humildade e principalmente de Deus e da lembrança daquele que foi nosso maior e fiel amigo, Jesus! E além disso, é o aniversariante...rs
Uma fala do filme diz que o homem tibetano vê sabedoria no "homem que abandona seu ego", amei essa frase! Para mim, isso significou que devemos deixar nosso umbigo onde ele está e que o mais correto a se fazer é ampliar nosso olhar e nossos sentimentos. E assim, quem sabe, ao olhar para além, encontremos Deus, figura que tanto citamos, mas que pouco praticamos.
Natal!!! É esse encontro, é comemorar, é vibrar com o maior dos presentes que já nos foi dado, Jesus! Foi ele quem nos ensinou amar, perdoar e aprender, falando assim  parece simples. No entanto, costumamos achar tudo muito difícil e complicado, por que não nos aprimorarmos, nos elevarmos e abrirmos nossas mentes para o que está além de nossa insignificancia? Talves seja lá que está a solução, a nossa tranquilidade e a paz. E se isso não for natal, eu ainda estou perdida e precisando urgentemente de ajuda...rs
Assim desejo a todos um Natal festivo e cheio de bençãos!!!
Termino, mais uma vez, convidando-os para que deixem seus comentários e que considerem, que essa, é uma postagem especial.
Grande abraço a todos e até o réveillon!rs

"Que flua LUZ à mente dos homens. E que a luz desça a terra." (artesbyjanetejk.blogspot.com)

Um comentário:

Géssica Munford disse...

Maravilhosa reflexão. Acima de tudo e todos está Deus. Desejo que sejamos homens de muita fé e que façamos como Davi: deixar que Deus guie nossa vida e fazer conforme sua vontade. Fazendo assim seremos excelentes em tudo quanto fizermos e teremos acima de tudo: Tranquilidade, segurança e PAZ.

Para você também

Um Natal mágico e com Jesus.

Beijos!!!