quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dar uma forcinha!!


“Fora da caridade não há salvação!”

Falar de caridade ou ajuda ao próximo parece meio pesado e ligado à religião ou lição de moral rs, então vamos trocar essas expressões pela simples e leve: dar uma forcinha!!

Dar uma focinha é sempre bom e fácil, não se precisa elaborar muito ou ser nenhum mártir, basta a penas ter boa vontade e sentir um tiquinho d vontade em ajudar. Ninguém precisa pensar em salvar o mundo, um país... uma cidade basta apenas pensar em dar uma forcinha pra quem está por perto e que, às vezes, lhe pede ajuda ou não, caso não peça, será preciso ter sensibilidade para saber se está na hora de se colocar em movimento. Gandhi ou Madre Teresa de Calcutá já fizeram sua história e não nascemos para parecer com eles ou ter a mesma história, o esforço é simples, basta fazer o que está ao alcance de quem pode ajudar e da necessidade de quem precisa da ajuda.

Quando se fala em dar uma forcinha não é o mesmo que se falar de dar, doar ou emprestar dinheiro, mesmo sabendo que a falta do dinheiro seja o mal do século para a maioria das pessoas rs, dar um forcinha não passa por ai, ou só por ai. Dar uma forcinha é simples, leve e barato! Quantos de nós não precisamos apenas de um ouvido, de um lenço de papel ou até mesmo, de um silêncio compreensível?

Para dar uma forcinha precisa-se apenas ser sensível um tiquinho que seja, para poder identificar o momento exato da aproximação e dar na medida certa a ajuda necessária. Muitas vezes não precisa elaborar muito, não precisa se estender demais, não precisa ir além do pedido. É fazer o mínimo eficiente...em alguns casos fazer o mínimo é fazer tudo!

Saber fazer rir, compreender (até fingir que compreende, só pra não magoar naquele momento rs), ser gentil, ser amigo e, principalmente, ser gente que faz! rs Essas são características importantes para pessoas que gostam ou costumam dar uma forcinha.

Normalmente a vida é pesada, os problemas são pesados e existem situações complicadas que até requerem medidas complicadas, mas dar uma forcinha não precisa ser a solução de toda situação ou problema, ela pode ser, simplesmente, o fazer bem, o estar perto ou mostrar-se amigo.

Enfim, mais cedo ou tarde, hoje ou amanhã, independente do problema, cada um de nós precisará de uma forcinha.

"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que
as pessoas escalassem o Everest ou fizessem
grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos
amássemos uns aos outros."
Chico Xavier

Nenhum comentário: