segunda-feira, 17 de outubro de 2011

AMOR, VERDADE, FELICIDADE!!!

Oi, nunca demorei tanto para postar algo, acho até que algumas pessoas já se esqueceram de mim...rs
Bom, estou entre a cruz e a caldeirinha (nem sei se o ditado é esse. rs). Estou com um dilema, continuar falando das confusões de nossos relacionamentos amorosos ou permanecer no assunto anterior que já provocaram muitas criticas ao meu jeito de ser, ver e sentir as coisas.
Mas como "não vim ao mundo a passeio", vou falar do mesmo assunto...rs considerando minhas inúmeras reflexões sobre o tema e as críticas.
Percebo meu erro, esperar mais do que as pessoas estão prontas pra doar. Foi isso que todos me falaram e me criticaram. Entendo que doação é algo que requer boa vontade, interesse e vontade interior. Eu também, em muitos casos, não consigo dar nada de bom, além de algumas boas patadas...rs pois é, na maioria das vezes sou tão delicada quanto a pata de um elefante. Mas não sou elefante o tempo todo...rs
Acho que a maioria das pessoas não sabem que sou professora de Ensino Religioso, muitas pessoas se admiram quando falo sobre o que faço. Pois falo palavrão como falo bom dia, distribuo patadas como se fossem verdades...rs Ou uso as verdades como patadas. Mesmo com a estranheza das pessoas eu costumava levar meu trabalho a sério, imaginava poder ajudar, intervir e fazer algo que motivasse aos meus alunos. Hoje em dia ando descrente de minha capacidade, por isso não tenho dado aulas.
Na maioria das postagens eu coloco uma citação de algum livro que tenho lido, estou em crise existencial, por isso tenho lido muito...rs  e refletido sobre o fato que para mim ser útil é mais importante que ter coisas.  Ontem li a bíblia e interiorizei "Tudo posso naquele que me fortalece"... finalmente!!! rs Hoje, já li uma passagem do livro que fala sobre Amor, verdade, felicidade, segundo Dalai Lama. Não pensem que estou servindo aos vários senhores...pois na verdade, eu sou a favor do amor, da verdade e da felicidade...rs e pelo que sei, todas as grandes religiões pregam e falam sobre isso. Tenho sim, sem nenhuma vergonha em falar, princípios religiosos que fazem parte de mim e da esperança que tenho nas pessoas. Não sou beata, faço cada besteira.... que seria impossível detalhá-las aqui.rs Acho também que exatamente por eu ser assim, meio enlouquecida, que as pessoas não percebem esse meu outro lado. Mas tudo que tenho dito nas postagens anteriores sobre amizade, vem exatamente dessas minhas convicções religiosas.
Sei que procurar Deus, não é privilégio só meu, basta ver o tanto de igrejas espalhadas e cheias que há por ai. Porém só lamento que, mesmo por isso, as pessoas só vejam a si mesmas, as igrejas estão cheias de pedidos pessoais, individuais e egoístas. Não sou dona da verdade, mas é só vermos jornais, noticias cotidianas e estarmos atentos  que perceberemos a falta de comprometimento com o próximo.
Sou grossa, imperfeita, não sei perdoar, mas se eu não tiver amigos e se não for útil a eles, não vejo sentido na vida, nem na minha nem na das outras pessoas.
Agora vou compartilhar o que li e me fez voltar aqui e justificar mais uma vez, minha conduta em relação ás pessoas e ao que espero delas. Na verdade quem sou eu para esperar algo dos outros, né mesmo?rs Porém ainda prefiro esperar do que desacreditar.
"As vezes, vivemos sob a falsa ilusão de que somos independentes e capazes de conseguir tudo, e não percebemos como nossa vida depende da existência, da ajuda e do apoio dos outros... Ainda que seu objetivo seja a sua felicidade pessoal e seu bem-estar, quando você for entender como sua vida depende do ambiente que o circunda, será capaz de ampliar sua perspectiva e percepção da realidade. Essa perspectiva ampliada lhe permitirá criar uma via mais harmoniosa não só para você mesmo, como também para os outros... A expressão genuína do amor a Deus é o amor ao próximo. Acho que quem mostra bondade, amor e compaixão  para com seus irmãos e irmãs sinceramente ama Deus. Algumas pessoas choram diante da imagem de Cristo ou de outras divindades, mas não têm fé nem compaixão em seu dia-a-dia." Essa é a visão cristã que Dalay Lama entende e fala, já para os budistas ele alega:
"Como se pode viver melhor? Como eu disse antes, o essencial é ajudar os outros. Quando várias pessoas estão sorrindo, você tem paz... Se você pode ajudar, ajude. Se não pode, pelo menos evite prejudicar os outros."
Pois é, hoje estou filosófica, religiosa, esprititual, espero que vocês não achem um saco ler isso tudo, mas que realmente, de alguma forma, seja de utilidade para nossa harmonia. Antes de escrever aqui, abri a Internet e vi a manchete que uma garota, caixa do mc'donalds, agrediu algumas clientes com uma barra de ferro... caramba, o que será que está faltando em nós? As vezes, como se eu fosse uma santa, penso que Deus podia dar uma paradinha pra eu poder descer... rsrs
Para fechar toda essa baboseira e para ilustrar ainda mais o que falo e penso, vou comentar sobre uma experiência que tive com meus alunos. À partir de um email que recebi e compartilhei com eles, propus que cada um deles dessem um "Bom dia" animado para um desconhecido. Valia ser na padaria, valia ser no mercado, no ônibus, só na valia pra paquerar...Essa regra não foi cumprida por todos.rsrs
O resultado foi que a maioria deles reclamou que as pessoas ou não respondiam ou os olhava com estranheza. Alguns desistiram no segundo bom dia não respondido, outros persistiram e tivemos alguns bons resultados. Eles comentaram que algumas pessoas viram nessa atitude  uma chance de conversar e de terem atenção e prolongaram a conversa, outras responderam com sorriso amável e acolhedor... assim foi. Embora tenha havido a decepção todos, na hora de reflexão com os colegas, chegaram a mesma conclusão: NOS DESACOSTUMAMOS A GENTILEZAS, EDUCAÇÃO E ATENÇÃO QUE O PRÓXIMO POSSA NOS DOAR.
Há muito tempo Deus e o "profeta Gentileza" já previram isso (um da antiga e um da modernidade...rsrs), Por isso, Deus mandou seu Filho que nos falou sobre a importância do amor ao próprio Deus e ao próximo e o profeta Gentileza que escreveu nos muros pra que todos pudessem ver que "gentileza gera gentileza".
Ufa! Estava inspirada,  mas vou parar por aqui, não volto a esse tema, só se vocês resolverem me criticar novamente... rsrs
Boa semana para todas e todos!!
Abraços carinhosos e afetuosos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Verônica,

Essa postagem não tinha lido ainda, e concordo com você e Dalai Lama em alguns pontos.
Primeiro acredito que um único ensinamento de Jesus bastaria para nos tirar do atraso em que nos encontramos. AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO!
Sobre a convivência com outras pessoas acredito que é uma forma de crescermos e nos tornarmos seres melhores, e não para esperarmos das outras pessoas algo.
Como no exercício que você propôs aos seus alunos, dar um BOM DIA às outras pessoas deveria ser um ato ativo, ou seja, temos que dar sempre o primeiro passo e não respondermos aos BONS DIAS que nos dão.
Também já passei pelas experiências que seus alunos. Todos os dias chegava num determinado setor da empresa e dava bom dia a todos. Ninguém respondia, e passei a dar bom dia só para quem me devolvia o bom dia. Concordo se você pensar e disser que eu estava completamente errado e hoje sei disso. Mas na época não.
Outro dia ouvi uam conversa entre o trocador do ônibus que pego e um passageiro, e o cobrador reclamava que as pessoas achavam que ele era invisível e não o cumprimentavam, sequer olhavam na sua cara.
Num outro dia entrei no ônibus e esse trocador estava lá, e como sempre faço dei-lhe boa noite, e o mesmo sequer notou a minha presença. Na hora deu vontade de perguntar se ele era surdo ou cego, porque sequer notou a minha presença ou respondeu. Resolvi deixar pra lá, não valeria a pena. No dia da reclamação ele só queria alguém para ouvir sua queixa, porque ele ñ cumprimenta ninguém.
Enfim, não acho que devamos esperar nada das outras pessoas, porque quando não acontece o que esperamos nos frustramos. Melhor comemorar quando algo inesperado acontecer.
Vivo isso em casa. Antes esperava mais atitudes e elas não aconteciam. Parei de mes frustrar. Prefiro vê-las acontecer, sabe, como São Tomé! Sofro menos, me angustio menos, espero menos.
Uma vez alguém me disse que cada um dá o tem para oferecer, e que não podemos nem devemos cobrar algo que elas não estão preparadas para nos dar!

Tenha uma boa tarde!

Abraços

negrel verônica disse...

Bom dia!
A duras penas aprendi q as pessoas, inclusive nós mesmos, só doamos o q temos ou o q aprendemos adoar. Porém é muito difícil aceitar q tenhamos tão pouco a ofertar, principalmente de coisas boas, tornando nossas relações empobrecidas de amor, amizade, respeito etc etc.
Vc já leu a públicação "Amar para Sempre"? Tem a foto de dois velhinhos apaixonados. Leia e comente para mim?
Obrigada e uma braço.