domingo, 28 de abril de 2013

Gente que faz quadradinho de quatro!!!


Olá!!
Estive conversando com uma amiga sobre os quadrados rs, o de quatro de oito e vai saber quantos mais irão surgir. Falamos mal pra caramba das mulheres que dão conta de fazer os quadrados, não por inveja rs, mas por ser uma exposição ridícula e esculachada da figura humana chamada mulher. Ao denomina-las mulher me sinto constrangida e incomodada, pois sou mulher e não sinto que pertenço a mesma classe humana que elas. Se for soberba achar que sou melhor que elas, então, descobri agora, que sou soberba. rsrs

Durante o bate papo comentei que percebo muito nestas pessoas a esfera animal que todos temos, aprendi  que somos os animais racionais, acho que você também rs. Mas gente, aquelas ... aquelas qualquer coisa, não são racionais, se o fossem com certeza se preservariam mais, podiam até serem feras nos quadrados, mas saberiam a hora e o lugar exatos para utilizá-lo, isso se há algo certo nestes movimentos.

Dai pra frente o assunto rendeu, somos professoras, então ficamos a lamentar que elas se esbaldem nos quadrados, se esbaldem nos bailes funk, entram e saem de trenzinhos e, os filhos, nós é que educamos, nós é que temos de dar conta da falta de estrutura familiar, da falta do afeto de mãe, pois essa guria rebolou tanto que muitas vezes nem sabe quem é o pai, então se a criança não é fruto de amor, como pode ser amada, se não foi resultado do respeito como pode ser respeitada? E eu,  tenho que dar conta dos filhos das bailarinas do quadrado rsrs. Não está nada fácil!!

Ampliando mais o papo, falei sobre a certeza que tenho de que a maioria de nós está se animalizando. Que a maioria vive de sexo e da violência, lamento, parece preconceituoso o meu comentário, mas é o que tenho visto nas comunidades em que trabalho. Fácil constatar com a violência que nos enterra e com a busca incessante do erotismo, da sexualidade já desde muito cedo. Sei que esse tipo de comportamento não é um privilégio só dos pobres, favelados ops, desculpe, dos moradores de comunidades. Porém é onde a situação é muito mais gritante, mais visível e mais degradante, eles embora sorriem, me parece mais um grito de socorro que poder público prefere ignorar e se fingir de surdo, cego e mudo.

Durante a conversa me lembrei de um filme que assisti há muito tempo, não me recordo bem do nome, só sei que é antigo, acho que é ”A era do fogo”, ou algo parecido com isto. O filme fala de uma “tribo” de homens da pré-história que estão em migração por causa da descoberta do fogo, durante sua viagem uma fêmea de outra tribo os segue em sua viagem. Então, durante a viagem ela se aproxima de um dos machos, ela caminha sempre ao seu lado e  demonstra ser mais evoluída afetivamente que ás figuras daquele grupo. O grupo era bem animalizado, brigavam por comida e faziam sexo como os animais com as mulheres de quatro e em qualquer lugar e circunstância (isso lembra a vocês de alguma coisa atual? rs). Pois é, porém aquela fêmea especial começa a criar um vínculo afetivo com macho escolhido por ela e começa a fazê-lo perceber que ela se dedica somente a ele, que seus cuidados e atenção eram somente dirigidos a ele. E assim, ele macho atrasado rs, começa perceber e se dar conta de que ali havia uma relação diferente, que algo estava acontecendo, na verdade ele estava se encantando por ela (a visão romantizada é minha rs). Só sei que dali surge um namoro até que ele se percebe afim dela e resolve dar um trato na garota rs. Só que ele partiu pra dentro como um animal, como ele estava acostumado mesmo rs, e ela (tinha que ser a mulher rs) dá uma segurada no sujeito e se vira para ele, de forma que ele, pela primeira vez em sua pobre e insignificante vida, faz sexo olhando nos olhos da fêmea!! Esta parte do filme é muitoooo bacana!

Ele que devia ser pai de trocentas crianças em sua tribo que as mães também não sabiam quem eram os pais (lembraram novamente de algo muito atual?rs), descobre naquela mulher a sensação de ter uma única mulher e saber que o filho dela era dele! Gente, ele conseguiu perceber que ela só havia dado pra ele, então ele era o pai!!rs E assim, aquele espírito animalizado se constitui humano em afeto, em sentimento!

Pois é, eles saíram da escuridão, saíram do mundo animal e agora, depois de zilhões de anos, uma nova tribo se deixar conduzir lá pro inicio de tudo, lá onde somente comer, lutar pela comida e fazer sexo eram as únicas coisas importantes e, convenhamos que era um momento diferente, a única forma de sobrevivência. Será que há explicação para tamanha semelhança entre esse povo e povo que segue toda tarde de domingo a Regina Casé no Esquenta?rsrs  

Abraços a todos e lamento se não compartilhamos de algumas ideias.

4 comentários:

karla disse...

De maluquinha vc, amiga, não tem nada. Concordo plenamente com vc.Onde vamos parar com todos estes "quadradinhos"?Lamentável ver como isto chega de maneira tão rápida e soberana entre nossas criança e jovens.

Anônimo disse...

Bom texto, como análise de uma sociedade estragada pela falta de valores. Haverá solução? Não creio.

(Telma Lucia)

mestra disse...

Você é lúcida ao olhar o mundo, lógica por ir direta ao ponto, linda por ter beleza nata e tantas outras qualidades, e é professora, merece todo o meu crédito!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.