quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Animais da Ilha do Governador estão presos.

Oie, desejo que todos estejam bem.
Hoje o assunto é um pouco pesado, porém de alívio. Me encontro mais aliviada em saber que os "animais" da Ilha do Governador estão presos. Creio que a maioria sabe do que estou falando, principalmente ás pessoas aqui do Rio.
Eles são quatro seres (não me sinto a vontade para chamá-los de jovens, rapazes ou pessoas pois suas atitudes não condizem com ações humanas)  que na semana passada espancaram um rapaz que por impulso, muito humano, tentou defender um mendigo que era  o alvo da agressão desses "bichos".
Muito já comentei, pensei e falei sobre o que somos, nos tornamos e fazemos. Sempre digo que espero o melhor das pessoas, embora  me decepcionem muito, pois elas são  capazes de doarem o mais fácil, o mal. Porém ser bom, generoso, afetuoso e humano em nossa sociedade é algo perigoso e fatal. Então já não sei mais o que pensar ou o que falar. Depois de ter acompanhado todo o caso, me perguntei inúmeras vezes,  o que seria melhor ou menos animalesco: em um impulso raivoso, uma ação fora de controle a pessoa matar a tiro uma outra pessoa ou se  bater, bater mesmo até quase a morte seria menos grave, seria mais humano, menos animal? O que vocês poderiam me dizer?
Sei, que esses seres a quem me refiro, não pararam de bater por piedade. Pois o tanto que fizeram já  poderia ter causado a morte, mas graças a Deus e seu poder e aos bons médicos, o rapaz  saiu do hospital se sentindo bem e como pessoa especial que ele  demostrou ser, apesar de tudo que passou, conseguiu  dizer que não se arrependeu da atitude tomada. Creio que a gente precise de mais pessoas como esse rapaz, com coragem, com bom coração e com a certeza de que não importa a consequência, fazer o bem é o mais importante.
Eu coloquei na segunda feira essa fala no Facebook:

Penso o face como um bom espaço para mantermos nossas relações sociais, saber d amigos dos mais próximos aos mais distantes. Porém lamento q a gente não aproveite esse espaço tb para falar d coisas sérias e necessárias para nos conscientizarmos e compartilharmos valores éticos e morais. Eu mesma costumo compartilhar várias idiotices, a maioria delas é curtida ou compartilhada por alguns amigos. No entanto, quando coloco algo mais sério, percebo q raras pessoas compartilham ou curtem. Então em nome dos meus valores, gostaria d compartilhar a notícia abaixo, para que não nos esqueçamos q em algum momento de nossas vidas poderemos nos esbarrar em ANIMAIS, disfarçados e vestidos como gente.
Total solidariedade a família e ao jovem, que por ser do bem, foi brutalmente agredido por cinco animais.
Desejo q além d divertidos, alegres e amigos, tb nos tornemos solidários com o sofrimento alheio.
Abraços a todos e q Deus nos proteja da dor e da covardia
!


g1.globo.com
Segundo delegado da 37ª DP, três acusados estão presos. Estudante foi espancado por cinco suspeitos ao ajudar mendigo na Ilha.


Esperei sensiblilizar algumas pessoas, na verdade queria ter uma resposta surpreendente o suficiente pra chegar esse apoio até ao rapaz e sua família. O que tive foram uns pouquíssimos comentários, inclusive de pessoas que já esperava que se sensibilizassem e senti falta do comentário de algumas outras. Mas a surpresa foi a total falta de interesse da maioria em ler o pequeno texto, minha pequena e insignificante fala frente a gravidade do assunto. Infelizmente, descobri que o Facebook é um espaço somente de futilidades onde as pessoas não querem perder o tempo com solidariedade, bondade e tudo de ade que seria possível compartilhar em um espaço como este;  Ler, presta atenção e ter cuidado com o outro não é o que se valida em espaços como este. Percebo que as pessoas ali, com suas frases de impacto, muitas das vezes de autores que nem conhecem, procuram se mostrar bacanas, antenadas e modernas para que sejam observadas, aceitas e curtidas. rs Incrível é que não consigam perceber que ali há a possibilidade de compartilhar solidariedade, afetividade e tudo mais de ade que facilite a informação e a formação de ideias, valores e caráter. O Face, os blogs, os twitters da vida, são espaços que nos permitem sensibilizar, unir e formar conceitos, podem ser espaços de valorização do ser humano e de prestação de serviços humanitários.
Escrevendo tudo isso, me veio outra pergunta, essa muito pessoal. Pois quando vejo coisas como esse acontecimento, me vem a mente a frase: "Para o mundo que eu quero descer", assim me pergunto se falo isso por me sentir melhor que as outras pessoas ou por sentir que só eu não mereço passar e ver coisas desse tipo. Creio que eu poderia até me dar o direito de ser egoísta, as vezes, mas na verdade eu realmente não consigo me comparar àqueles seres covardes. Não consigo imaginar que eles sejam filhos do mesmo Deus que eu, não consigo imaginar que eles possam ser perdoados por qualquer pessoa. Aliás, meu lado mau, muito mau rs, me diz que eles merecem mesmo é um castigo eterno de Deus.
Avaliando tudo que somos, tudo que nossa sociedade vem se tornando eu só posso engrandecer a figura de Jesus que conseguiu, com seu amor profundo por todos os seres humanos, perdoar a quem lhe causou a própria morte. Se tivéssemos dentro de nós um pouco de seu amor, de sua bondade e caridade, seríamos e teríamos pessoas melhores.
Bom, então desejo a todos muita paz, muita compreensão e sensibilidade para que não nos tornemos menos gente do que já somos.
Abraços. 

2 comentários:

JOSÉ CARLOS disse...

Concordo plenamente com tudo que vc descreve em seu texto. mandei inclusive um e-mail ao Dr. Wadih damous, presidente da OAB, rogando a ele que a Ordem dê uma atenção e acompanhamento especial a esse caso, para que os agressores sejam punidos exemplarmente.
(Ahhh...coloquei a "carapuça".Um vez ou outra, coloco uma frase de efeito. Não pra parecer bacana ou mostrar erudição. Faço de pura "sacanagem para implicar com alguem" e geralmente consigo o efeito desejado. rsssss

Anônimo disse...

Demorou a perceber a essência fútil da maioria das pessoas... Deve entender agora porque não gosto de Facebook.
Quanto ao rapaz, pérola num oceano.Quanto aos outros, inclusive eu (algumas vezes), conchinha na areia.