quinta-feira, 8 de março de 2012

Dá uma raiva!!!

Olá!
Hoje o assunto não é muito sentimental, ou melhor, não é meloso rs, embora tenha sua bagagem de sentimentos, não amorosos, mas de desaponteamento, descontentamento e falta de crença que ainda possamos ser um país para o futuro e para nossos jovens. Disseram-me e vi nos noticiários que o Brasil poderá se tornar a sexta potência mundial, eu me pergunto em quê e para quem?
Sinto-me dessa forma, principalmente hoje, depois de andar na barca de Niterói. Pois é, uma curta travessia entre Niterói e Rio de Janeiro me fez pensar em nós pessoas comuns. Eu me senti agredia pagando mais caro pelo mesmo serviço ofertado a maioria da população que o utiliza diáriamente  e ainda mais agredida por ser acompanhada por seguranças. É assim que está acontecendo, nos deparamos com essas figuras em todos os espaços destinados ao embarque das barcas e dentro delas. Simplesmente pelo fato de não termos aceito em silêncio o aumento que nos foi enfiado goela abaixo, pelo governo e pela empresa prestadora do serviço; Então eles, democraticamente, resolveram nos coagir! Coagir uma ação popular, legítima, colocando seguranças como se nos dissessem: pague e calem suas bocas!
Desde que o aumento foi anunciado venho acompanhando as manifestações de desagrado da população. A televisão, principalmente a Rede Globo, uma associada do Governo, esclareceu que a necessidade do aumento baseia-se no fato de que a empresa privada exploradora do serviço não tem lucro com o mesmo. Desde quando serviço essencial à população deveria dar lucros aos empresários? Tal serviço deve atender a população e ser satisfatório também aos seus empregados, aos empresários não cabe o desejo de enriquecerem ás nossas custas. Porém, acredito muito que o aumento tenha interesse pessoal e escuso por parte do Sr. Governador com a possível troca da empresa que, no futuro, explorará o serviço. Ou seja, nosso Governador quis estimular a livre concorrência de interesses para futura exploração do serviço. Quem lucra com isso? Claro que ele e os empresarios que costumam pagar suas férias e bancar seu jatinho.
Os serviços como educação, saúde, segurança pública que são ofertados com nossos impostos não são de qualidade, pois quem o utiliza é a população carente e necessitada, melhorar pra quem e por que?. A luz, o gás, transporte público são necessários à população em geral e o transporte público, essencial ás pessoas comuns. Porém estes são serviços caros que tem como principal objetivo o enriquecimento de empresas e empresários. Lembro quando os empresários de ônibus começaram a retirar seus cobradores e colocar o motorista fazendo ambos os serviços, houve um burburinho, alguns políticos falando que não era legal, porém a coisa se estabeleceu e hoje o motorista recebe, paga, dirige, é assaltado e nem por isso recebe mais. Nossa passagem é cara, andamos em pé e apertados e muitas vezes brigamos entre nós por espaço, esquecendo que quem não nos dá o espaço adequado é o empresário e o político. Quem lucrou com a mudança?
Como todos que passam aqui pelo blog já sabem, eu costumo viajar em meus pensamentos(rs) e misturar acontecimentos, sendo assim o fato de  hoje veio se juntar a outros questionamentos que passam em minha mente durante os últimos dias. Como sabem sou professora de escola pública e atualmente trabalho na entrada de uma favela, ou como preferirem de uma comunidade. Durante essa semana passei muita raiva vendo meus alunos receberem, o que é direito deles, uniformes em dobro e mochilas, tudo ofertado pela prefeitura de Niterói. Se vocês se perguntaram o porquê de minha raiva, respondo que durante os quatro anos deste nosso prefeito, esse é o ano que ele está fazendo o que deveria ter feito ou seja, o que não fez nos últimos anos vale ser feito em ano eleitoral. Pois é... Meus alunos que não possuem lápis, não possuem casa (uns ainda encontram-se alojados no quartel, dois anos após a tragédia do morro do Bunba), não são alimentados adequadamente e segundo eles, gostariam de mudar da comunidade onde vivem, porque lá tem tiros todos os dias, estão indo lindamente para escola uniformizados e carregando, sem saberem, a propagando do nosso queridíssimo prefeito.
Já em São Gonçalo, cidade vizinha a Niterói e segundo colégio eleitoral do Estado, a prefeita resolveu, também, nesse último ano a se coçar e fazer algo que já era para ter sido feito. Em todos os bairros se veem faixas de agradecimento a Santa Prefeita por estar asfaltando as ruas, muito embora em algumas delas, o esgoto corra sobre o asfalto novinho e lisinho.
Para me irritar mais ainda, vi a  notícia,  a melhor dos últimos tempos,  que o filho do Sr. César Maia será o candidato a Prefeito do Rio de Janeiro, tendo como vice a Srta digníssima filha de Rosinha e Garotinho. Pode uma coisa dessas? Eles inimigos políticos, que se agrediram durante anos, agora colocam seus filhos lado a lado para se reestabelecerem no poder o que não conseguiram sozinhos nas últimas eleições.
Bom, juntando tudo isso acrescento minha tristeza com nosso povo. Todos dizem que o Rio de Janeiro é violento, realmente aqui algumas pessoas se matam.rs Há mortes tolas no transito, assaltos, bebedeiras e muito mais. Porém esse povo violento que se mobiliza pra o carnaval e para brigar durante partidas de futebol é incapaz de se unir e lutar por seus direitos, seja nas ruas ou seja nas urnas.
Tudo que falo não é novo e muito menos recente. Desde pequena, e faz tempo rs, ouço todos reclamando. Primeiro eram os militares que não nos queriam socialmente incluidos com o objetivo de nos manter obedientes e agora qual é a justificativa de nossa democracia para tanta corrupção e covardia contra seu povo? O que percebo é que não adianta trocar forma de governo, trocar partidos (veja o PT, maior das decepções nos últimos os dez anos) e, muito menos, políticos. Na verdade me parece que devemos trocar é a essência do ser humano. Seria uma mudança e tanto!rs
Dizem que policia, médicos, professores não podem fazer greves, mas os políticos que trabalham de terça a quinta ganham para trezentos professores, fazem greve a honestidade e ao compromisso social. Isso não é justo, portanto me sinto no direito e no dever de abrir minha boca e reclamar. Se eu não mostrar aos meus alunos e a comunidade onde estão inseridos, que é meu direito ter dignidade de vida e de trabalho e que tenho obrigação de ofertar boas aulas e é deles o direito de tê-las, eu não estarei fazendo meu trabalho com eficiência. Como professora me sinto ainda mais descrente porque, embora eu lute por conscientizar e educar meus alunos, sei que a sociedade luta por fazê-los incapazes e ignorantes. Digo sociedade pois somos todos responsáveis pelo que acontece e pela classe de políticos que diz nos representar, mas que nos traem e vibram quando conseguem aprovar leis que vão contra nossos interesses
Estou desabafando, estou quase gritando para que nosso povo acorde. Para que nos tornemos responsáveis por nosso direitos, que sejamos mais espertos, mais unidos e mais brigões quando a briga for boa e a favor do bem comum. Tenho saudades do dia que acreditamos ser possível fazer valer nossa vontade e desejo e fomos ás ruas gritar por "Diretas já"!!!
Posso afirmar que a única crença que me restou está em Deus, pois ele não participa de nossa classe política. rs
 
Desculpem, mas hoje eu falei pra caramba. rsrs
Bom fim de semana para todos!

2 comentários:

Paola Pinto disse...

Que isso hein fera!!! Concordo plenamente com absolutamente TUDO o que li e é isso mesmo,o Brasileiro muita das vezes se faz de cego,para não brigar pelos seus direitos e infelizmente enquanto não colocármos a mão na conciência e entendermos que devemos lutar pelo que é nosso de direito,nada nunca vai mudar...

Anônimo disse...

A culpa é nossa, que educamos mal nossos filhos e filhas, é nossa porque na hora de depositar nosso voto escolhemos o filho do vizinho para vereador porque os conhecemos e ele sempre foi um bom garoto, mas que no fundo não está lá para nos representar, mas para ganhar seu salário e tentar levar parte do bolo oferecido pelos CORRUPTORES (porque só há corrupto porque existem pessoas dispostas a pagar para ter privilégios).
A culpa é nossa porque quando a coisa aperta para o nosso lado, somos os primeiros a ofertar propina para nos livrar das responsabilidades, somos os primeiros a dizer: Você sabe com quem está falando?
A culpa é nossa, porque ao invés de nos movimentarmos em redes sociais, junto à amigos e família para no dia da eleição não irmos depositar nosso voto e dias depois enfrentarmos a fila do BB para pagar a taxa por não termos votado.
Pagamos pela nossa falta de coragem em nos movimentar, em nos unirmos por um bem maior. Temos sempre em mente: Farinha pouca, meu pirão primeiro!
Não adianta enfrentarmos fila para por nosso voto na urna, temos que ficar em casa.
No lance da Barca defendo o empresário porque não dá para fazer graça com dinheiro privado.
Sabe quem paga o passe livre dos estudantes, idosos, deficientes físicos e tudo o mais? Somos nós que pagamos com os aumentos de passagem, porque o governo que quer fazer graça ñ desembolsa um tostão para arcar com essa despesa.
Para quem não sabe e para quem também não quer saber, o serviço de Barca só é lucrativo na travessia Niterói-RJ. As demais travessias é deficitário, como Ilha do Governador-Praça XV, Ilha Grande-Mangaratiba, Ilha Grande-Angra.
A travessia de Angra/Mangaratiba para a Ilha Grande custa R$ 2,75 sendo que a distância é muito maior que a distância Niterói-RJ.
O Empresário está lá para ganhar dinheiro, como o cara do restaurante, o cara da carrocinha de cachorro quente.
Nenhuma das pessoas que critica os donos da Barcas-SA aceitaria investir para ter prejuízo.
Não podemos criticá-lo, porque quando era CONERJ (Cia de Navegação do Est. do RJ) era muito pior. Não havia grade de horários, em dias de noveiros várias barcas foram parar na praia de Botafogo, era um baita cabide de empregos que eram pagos com o dindin dos nossos impostos e por aí vai.
Prefiro o serviço atual ao antigo, porque hoje sei que vou chegar em algum momento. No passado era ao estilo: Jogue nas mãos de Deus e aguarde!
Enfim, a CULPA DO BRASIL SER ASSIM É SÓ NOSSA! SE OS POLÍTICOS NÃO FAZEM, FAÇAMOS NÓS!
Ou alguém acha que faltam médicos nos hospitais públicos porque os políticos são corruptos? Porque não o político que falta ao plantão!
DIGO E REPITO, SÓ EXISTEM CORRUPTOS PORQUE EXISTEM OS CORRUPTORES!
Alguém se lembra do caso do rapaz que atropelou e negou socorro ao filho da Cissa Guimarães? O Pai resolveu pagar o policial para deixar pra lá! O Pai dele é politico? O Atropelador é Político? Não, são pessoas da nossa sociedade, que provavelmente estarão numa passeata contra a corrupção que acontecerá na Av. Atlântica, mas quando viu o seu filho correndo o risco de ser preso por um crime que cometeu, e do qual negou socorro, achou que a única forma de corrigir seria subornando autoridades públicas. Porque não deixou seu filho enfrentar a justiça como todos os outros criminosos?
Porque com o filho dele foi diferente, foi sem querer, numa via que estava fechada ao tráfego, batendo pega (que também é proibido) e sem querer atropelou o menino. E aí, ficamos por isso mesmo.
E o povo que prefere usar o twitter para avisar os bebuns onde está ocorrendo blitz da Lei Seca!
E tem gente que bate palmas e diz que tá certo! Até alguém da sua família ser atropelado por um bebum.
E aí, onde estão os políticos nessas horas? Ou os empresários ávidos por lucro?

Pronto, Falei!!! rs